L.E.R..., vc pode estar sujeito á ela!


Alguém já ouviu falar em L.E.R?

Não gente, não estou falando do hábito de ler, Estou falando de L.E.R ( lesão por Esforço Repetitivo).Representa uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso das extremidades superiores em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas. Também é conhecido por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo) e por D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), mas na realidade entre todos estes nomes talvez o mais correto tecnicamente seria o de Síndrome da Dor Regional. Contudo, como o nome L.E.R. se tornou comum e até popular, esta é a denominação adotada no Brasil, e representa exatamente o que se trata a doença, pois relaciona sempre tais manifestações com certas atividades no trabalho. O diagnóstico diferencial deve incluir as Tendinites e tenossinovites secundárias a outras patologias, como reumatismo, esclerose sistêmica, gota, infecções gonocócicas, traumática, osteoartrite, diabetes, mixedema, etc, uma vez que estas também representam frequentes lesões causadas por esforço repetitivo

As lesões inflamatórias causadas por esforços repetitivos já eram conhecidas desde a antiguidade sob outros nomes, como por exemplo, na Idade Média, a "Doença dos Escribas", que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo com a invenção da imprensa. Já em 1891, De Quervain descrevia o "Entorse das Lavadeiras".

Mais doem é :
Cabeça - 27% ;Pescoço - 20% ;Costas - 41% ;Ombros - 22%; Braços - 19%;Punhos 15%;Dedos - 13%;Pernas - 33%Pés - 18%


As LER podem ser divididas por fases, conforme os sintomas específicos. Em 1984 surgiu uma classificação por estágios, de acordo com a execução do trabalho:
*Estágio 1: * Dor e cansaço nos membros superiores durante o turno de trabalho, com melhora nos fins de semana
Estágio 2: Dores constantes, sensação de cansaço persistente e distúrbio do sono. Incapacidade para certas funções simples
Estágio 3 : Dor, fadiga e fraqueza persistentes. Distúrbios do sono e presença de sinais no exame físico

As Principais causas são : (- Ambiente de trabalho desconfortável; - Atividades que exigem força excessiva com as mãos; - Posturas incorretas ; - Repetição de movimentos ; - Atividades esportivas que exigem grande; esforço dos membros superiores; - Compressão mecânica das estruturas dos membros superiores; - Ritmo intenso de trabalho; - Jornada de trabalho prolongada ou dupla jornada.

Prevenção
:
- Em casa, ao acordar, não abra mão de se espreguiçar. Repita esse movimento de alongamento do corpo durante o dia. Além disso, procure fazer exercícios
- Mantenha os punhos retos ao digitar
- Certifique-se de que seus dedos estejam abaixo do nível dos punhos
- Não apóie a palma da mão no teclado
- Tenha um apoio para os pulsos
- Abaixe o seu teclado ou compre um mais ergonômico
- Não segure um objeto na mesma posição por muito tempo
- Descanse as mãos por alguns minutos a cada hora
- Levante objetos usando toda a mão ou com as duas mãos


Quem pode ter LER?
Pessoas que executam movimentos repetidos por muito tempo são as principais vítimas . Entre os profissionais mais atingidos estão digitadores, publicitários, jornalistas, bancários e os que têm o computador como instrumento de trabalho # é acho que nós blogueiros estamos inclusos!

A idéia sobre este post surgiu depois de ter conhecido o Maurinho do Blog Koisas e Coisas , ele tem a L.E.R, e diz sofrer de muitas dores, fiz a pesquisa e achei interessante postar, já que todos nós internautas estamos tbém sujeitos a esse trauma...

Fonte: wikipédia, e toda a rede...

Comentários
11 Comentários

11 Comente!:

Denise disse...

Vixi, eu sinto dor em tudo. Mas já me acostumei a elas.. hehehehehe.. Só tomo remédio quando realmente estou morrendo. Mas esses exercícios me parecem ser interessantes :D
Srta Lua é cultura!
Bjsss

Fábio Carvalho disse...

aff eu sofro dessa coisa e nem sabia o que era...

meu teclado é ergonomico.... mas a dupla jornada de trabalho é que mata..

mas soluções em andamento solucionarão esse problema ;-)

Obrigado pela dica... ;-)

Mauro S disse...

Oi Míriam, realmente estãs lesões são um problema, que segundo alguns médicos que eu consultei, não tem cura, dão um tempo, mas sempre voltam.
Em 2006 para teres uma idéia, não conseguia dirigir, nem segurar uma garrafa de refrigerante na mão, forças mínimas de tanta dor.
Eu dou um tempo, descanso algumas horas do dia, mas o vício do micro me traz de volta para cá.
Estou comentando e sentindo dores nos braços e pescoço, é um problema.
E não há como digitar certinho, como manda a postura, quando eu vejo já estou todo tordo de novo, não há como me policiar, ou não como eu queria, sorte que não vivo, por mais que eu goste, 24 horas em cima do micro.
Beijos, Mauro

Mauro S disse...

Tem coisas que me deixam indignados, como esta notícia que li no blog da Denise e trouxe para o meu, dos direitos autorais... sobre o Twitter ainda não descobri o que fazer de fato nele, vai da amizade, quero dizer, da troca de informação entre os amigos que se faz, e do que escrever ali, que não pode ser algo que não atraia, mas não estou nele para ser popular.
Sobre o carrinho do bebê, vejo isto a toda hora, não sou pai, nem casado, mas não entendo estes pais, acho que não colocaria meu filho em perigo, se tivesse um, mesmo que todo mundo deixe o carrinha na frente do próprio corpo.
Na calçada é uma coisa, no meio da rua, não pode.
Minha opinião!
Até mais, beijos, Mauro

Rafhaelbass disse...

Amigos meus tem isso, é muito ruin, principalmente para meus amigos músicos (isso não é tendinite...)

Franco Cyber disse...

É
eu já tive LER
troquei meu teclado e parou de doer.
eu tinha um teclado normal, me indicaram comprar um ergonomico.
hj estou blogando e sem dores.
hehehehe
abraços

Rafael Silveira disse...

Minha mãe tem um problema semelhante...
Ela tem uma doença que não possibilita ela a realizar serviços repetitivos. O nome da doença é Fibromialgia.
A Fibromialgia afeta principalmente os nervos, onde eles tipo, que vão atrofiando nos momentos de dor...
Pessoas com essa doença tem de tomar tranquilizantes par dormir, justamente por causa da dor...

Ótimo post Tia Lua!
Bjão!

» Þяιи¢єรร Gø†нι¢α « disse...

Nossa! Esse arttigo é grande, porém informativo!

Eu lhe juro Tia, que eu não sabia o qu era LER!

Quando vi o título, pensei até que era o hábito de ler [como você mesma disse], mas me deparei com essa doença!

Parabéns Pelo Post! ;-)

Anderson Lopes disse...

L.E.R. é o mau do século...
Tenho nos ombros e digo que é péssimo para dormir.

Silvio Koerich disse...

Eu não tenho estes problemas porque sou um bufalo poderoso. Homens másculos não tem esse problema.

Digito o dia inteiro e minhas maos estão cada vez mais poderosas.

Sou um makina

Carlos disse...

Amigos, estava procurando produtos Ergonômicos e achei o site www.idepot.com.br. O preço estava excelente e acabei comprando um apoio para os pés ergonômico, almofadas ergonômicas para os punhos e apoio para antebraço com regulagem.

Fiz um ótimo negócio!