Tome leite de soja sem sacrifício!





Pra quem acha que tomar leite de soja tem de ser uma tarefa penosa, seus problemas acabaram!
num curso de culinária que tive , aprendi como deixar o gosto da bebida mais agradável, incrementando, com achocolatado, aveia, frutas( laranja, mamão... e por aí vai)
mas vamos à receita:

Ingredientes:
  • 3 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos e sem lavar
  • 4,5 litros de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
Preparo:

Ferver um litro e meio de água. Colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura. Escorrer a água e lavar os grãos em água corrente. Colocar o restante da água (3 litros) para ferver, cozinhar os grãos por cinco minutos. Não descartar a água. Quando estiver morno, bater os grãos e a água no liquidificador por três minutos. Cozinhar a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre. - Quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e espremer bem, com o auxílio das mãos, através do pano. O líquido filtrado é o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resíduo ou "okara". - Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos. - Adicionar o açúcar e o sal ao extrato.

bem se quiser peitar o leite de soja puro, fique à vontade, mas se vc amigo, é assim como eu, que precisa de um insentivo, siga a dica que dei logo acima: "incrementando, com achocolatado, aveia, frutas( laranja, mamão... e por aí vai)"

Eu Tomei e ficou bom! ;)

Curiosidades:

A soja é rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados que têm ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.

Limpadores e Desengordurantes à Base de Soja Graças à Lei do Ar Limpo (Clean Air Act), de 1990, muitas das substâncias químicas nocivas usadas em produtos de limpeza foram eliminadas. Methyl Soyate, feito de óleo de soja, é um excelente substituto dessas substâncias químicas tóxicas; serve para limpar e desengordurar metais e para remover tintas. E empregado até na limpeza de vazamentos de óleo.

Plásticos de Soja Certos plásticos, também conhecidos como uretanos, derivam da soja. As empresas estão usando soja na produção de artigos como tapetes, painéis de automóvel, tanques e tubulações. A soja é ideal para a produção de plásticos porque é renovável, abundante e biodegradável, ao contrário dos produtos derivados do petróleo normalmente usados. E pode ser modificada geneticamente, adquirindo propriedades que vão melhorar a qualidade dos plásticos.

Adesivos de Soja A soja é cada vez mais usada como adesivo, para colar coisas. Os adesivos à base de soja servem para fazer plásticos, produtos de madeira e entram na composição de materiais de construção. O uso de soja diminui o risco oferecido por muitos produtos químicos tóxicos e é melhor para o meio ambiente.

Tinta de Soja Um dos maiores usos industriais da soja é nas tintas, em cuja composição ela entra substituindo produtos químicos perigosos. Muitos estados nos EUA estão proibindo certas tintas à base de solvente por causa das emissões e a tinta à base de soja apresenta-se como excelente alternativa. Além disso, a soja é uma opção barata, quando comparada com outros óleos vegetais.

Biodiesel
Talvez um dos avanços mais importantes alcançados no uso da soja foi o desenvolvimento de um combustível diesel, chamado biodiesel. Ele representa uma possibilidade de substituição de 20 a 100% dos produtos de petróleo por produtos de soja. Os benefícios do biodiesel são inúmeros. A soja é um recurso renovável e pode ser cultivada domesticamente. Com ela são geradas menos emissões tóxicas e muito menos odores do que com o diesel derivado de petróleo. A possibilidade de usar soja para abastecer todos os automóveis e caminhões pode significar um futuro muito melhor para o meio ambiente.

Lubrificantes
Lubrificantes à base de soja são usados em fluidos hidráulicos, óleos de motor e graxa de cabos e trilhos. Um dos motivos que torna o uso da soja tão importante em lubrificantes é no caso de o óleo vazar, e ir direto para o meio ambiente, criando o perigo de poluição. A soja é uma alternativa não tóxica e ambientalmente não poluente aos produtos à base de petróleo usados nos lubrificantes.

Tinta Gráfica de Soja
Mais de 50 milhões de leitores têm contato com a soja todos os dias quando lêem o jornal. A maioria dos jornais nos EUA já são impressos com tinta de soja, o mesmo ocorrendo com a maioria das impressoras comercias. As tintas à base de soja não poluem o meio ambiente, pois são biodegradáveis. E, ao contrário do petróleo, a soja é um recurso renovável!

Lecitina
A lecitina é extraída do óleo de soja e adicionada a muitos alimentos comuns, encontrados em nossa cozinha. É emulsificante, ou seja, mantém uniformemente misturados ingredientes que normalmente não se misturam bem, como óleo e água. Ajuda também a adicionar água a alimentos gordurosos ou oleosos. A água não tem caloria nem gordura e pode ser adicionada a produtos, tais como: cachorro quente e molho de salada, substituindo um pouco da gordura.


Fonte:
As curiosidades sobre a soja foram tiradas deste site: Mundo Verde
A receita foi de um curso de culinária que participei em 2008
E a imagem das pesquisas Google

Obs: Esta é uma repostagem!
Veja também:

Esfoliante Caseiro

Receitas naturais caseiras!

L.E.R..., vc pode estar sujeito á ela!


Comentários
15 Comentários

15 Comente!:

Sibila disse...

eu tenho problemas com o leite comum e tenho que me virar com o de soja!

essa dica é uma luz pra mim!
bjs querida obrigada!

Mauro S disse...

Oi Míriam, leite de soja nunca tomei e acho que não quero, mas para quem precisa foi uma boa dica.
Sobre teu comentário, andou dando uns problemas no começo, no Fotos das WWW, mas foram corrigidos, já tem comentário lá.
E no da Millenia está normal.
Beijos, Mauro

Anônimo disse...

Putz tinta á base de soja?

dessa eu não sabia!

Maria Julia disse...

oi tudo bem?
interessante você citou muitas coisas sobre a soja que eu não sabia!
mas tem uma que eu acho que você não sabe!
sabia que dá pra fazer biscoito de Okara?

beijos .

Srta.Lua disse...

@Sibila espero que sim querida! bjs

Srta.Lua disse...

@Mauro S ok querido vou dar uma passada lá, quanto ao leite de soja se mudar de idéia!....... kkk

Srta.Lua disse...

@Anônimo também me surpreendi quando vi O.O
bjs

Srta.Lua disse...

@Maria Julia que legal querida! se quiser que eu poste aki, ficarei feliz! eu realmente não sabia que existia!
bjs

pimbriani disse...

Muito bom saber de tudo isso, nossa sensacional...

Srta.Lua disse...

@pimbriani Pois é..., um grão e 1001 utilidades! ( o bom bril verde!) rsrsrsr

bjs

Lucia disse...

eu passo mal toda vez que tomo leite de soja. não é nem questão de gosto.

Douglas Costa disse...

Uia! Eu não posso tomar leite normal, pois sou alérgico ou tenho tolerância a lactose, então o único leite que posso tomar é leite de soja, mais para mim não é nenhum sacrifico eu amo.
Mas são boas as dicas beijos

Anônimo disse...

This will astonish you!

ZEITGEIST: ADDENDUM

http://www.zeitgeistmovie.com/

Money as debt

http://www.youtube.com/watch?v=vVkFb26u9g8

project camelot magnetic motor

http://www.youtube.com/watch?v=hkgyY47duCM

AMAZING!!

OZONATED WATER: CURE ANYTHING!

http://www.stoptherobbery.com/

Monatomic Gold

http://monatomicgold.co.uk/index.php

Carlos Roberto de Oliveira disse...

Muito interessante e educativa a sua postagem. Aliás, o seu blog é muito bom!

Por isso o estou seguindo a partir de hoje. Também votei no Top Blog!

Estou concorrendo ao prêmio. Se você achar que o meu blog merece...

Um grande abraço...

nilzete disse...

eu tomo o extrato de soja todos os dias e tem sido muito bom pra min e para o meu intestino funcionar bem! ele fazmuito bem pra minha pele , pra minha vida! o leite de soja mudou a minha vida e eu acho ele muito saboroso e gostoso! use e abuse do leite de soja! ass......nilzete