A historia do bonsai







Sempre fui apaixonada pela arte japonesa, então sempre pesquisei sobre a cultura, ate descobrir que o bonsai surgiu na China por volta do ano 700 a.c. Originalmente, a história diz que, somente a elite da sociedade praticava essa arte e  que era dirtribuido por toda a china em forma de presentes de luxo.

Durante o Período Kamakura, período em que o Japão adotou a maior parte das marcas registradas culturais da China, a arte de cultivar árvores em bandejas foi introduzida no Japão. Os japoneses desenvolveram o Bonsai ao longo de certas regras devido à influência do zen-budismo e do fato de que o Japão tem apenas 4% do tamanho da China continental. Bonsai Empire- acessado em 18/02/2015.



O Bonsai era uma árvore sagrada,  só acessíveis aos religiosos, aristocratas e Samurais. Só se tornou hobby para outros segmentos da população japonesa no final do século passado.
Na Atualidade o número de pessoas que dedicam-se à arte e o número de interessados vêm crescendo dia-a-dia. Há cursos de bonsai  ministrados em diversas partes do mundo.




















No Brasil teve inicio Em 1909, quando o navio a vapor Kasato-Maru ancorou no porto de Santos trazendo os primeiros imigrantes japoneses, onde provavelmente teriam vindo, um ou mais exemplares de bonsai, partindo-se do princípio de que alguns imigrantes trouxeram consigo pertences de grande estima, que os fizesse lembrar de sua terra natal. O bonsai permaneceu restrito aos poucos lares de imigrantes japoneses e de seus filhos até a década de 70. Em meados da década de 70, iniciou-se a comercialização de bonsais no país. Espaço Bonsai acessado em 18/02/2015.




 "OBS.: Apesar de ser responsável pela difusão do bonsai pelo mundo, nem o Japão e nem a China foram os primeiros países a utilizarem técnicas para redução de plantas. Acredita-se que os primeiros a fazer isso foram os curandeiros indianos, que necessitavam transportar plantas medicinais e por isso reduziam as plantas, mesmo sem dar a essa técnica o nome de Bonsai."Espaço Bonsai acessado em 18/02/2015.

Comentários
0 Comentários

0 Comente!: